Prefeitura de

Buscar eventos

Festa Nacional do Vinho Goethe

categorias: Festas Gastronômicas

Ao firmar a uva Goethe como marca municipal, uma vez que ela não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo, a não ser em Azambuja e região, a festa tem a função social de preservar os valores da cultura e história locais, expressos principalmente no trabalho, nos costumes e hábitos, nas construções e artes, na culinária tradicional, na religiosidade e música, nos jogos e na animação.
A Festa do Vinho Goethe tem como objetivo econômico a geração de renda, emprego e desenvolvimento sustentável, especialmente para os 4.107 moradores do município. A festa tem por finalidade, também, oferecer aos visitantes a oportunidade de desfrutar da calorosa acolhida da população e de suas manifestações culturais, saborear os mais diversos pratos, particularmente da original culinária italiana, e degustar os vinhos da terra, com destaque para o frutado e inconfundível vinho Goethe.

Origem da uva Goethe
Há algumas hipóteses sobre a origem da uva Goethe, sua denominação e sobre sua chegada ao Brasil. Os poucos, estudos realizados não são conclusivos. Para evitar qualquer injustiça, registre-se, ao menos, a possível vinculação do nome dela ao poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe, ao ampelógrafo alemão Hermann Goethe ou ao italiano Lorenzo Guetti, um padre que viveu na época da imigração e que se preocupou com a situação dos imigrantes e desenvolveu um amplo trabalho de ajuda, especialmente na produção agrícola.
Enquanto a controvérsia permanece, o importante é identificar as características da videira e saber que ela se manteve viva na região, unicamente nesta região, graças ao hábito italiano de cultivar a sua própria videira e produzir o vinho de seu consumo. Mesmo com todos os ataques de pragas, sua baixa produtividade e a extensão da grande enchente de 1974, que praticamente aniquilou os parreirais, a uva foi salva em algumas propriedades, especialmente em Azambuja.
Nesta localidade, a produção foi revigorada a partir dos anos 80 do século passado, com ampliação dos investimentos. Os principais produtores encontram-se nos municípios de Pedras Grandes, em torno de Azambuja, responsável por 70% de toda a produção regional. Devido a grande sensibilidade da uva Goethe ao terroir, é comum experimentar grandes diferenças de sabor e qualidade em plantações muito próximas. Entre outros fatores, é esta tipicidade que mais diferencia produtores e safras.

• Data: 12/07/2019 a 14/07/2019